Notícias

Formação

Cresol Instituto se destaca em ações desenvolvidas durante o ano de 2018

Data Publicação: 20/02/2019

Hoje o Instituto desenvolve diversos projetos sociais e proporciona formação para o quadro social e de colaboradores


O último ano foi muito importante para o Cresol Instituto, além das diversas premiações recebidas, os programas sociais desenvolvidos pelas cooperativas filiadas a Cresol Confederação ganharam destaque.

De acordo com o Diretor Executivo, José Vandresen, o objetivo do Cresol Instituto é proporcionar uma formação continuada para seu quadro social, dirigentes e funcionários. “Hoje proporcionamos capacitação e formação para outros sistemas cooperativistas nacionais e internacionais, além de atuarmos nos demais sistemas filiados a Cresol Confederação, o que tem contribuído para o fortalecimento estratégico do Instituto”, explica Vandresen.

O trabalho do Cresol Instituto vai muito além da capacitação para o quadro de funcionários. Atualmente, as cooperativas realizam diversas ações através do Cresol Comunidade que busca proporcionar formação de lideranças, educação cooperativista e financeira com cooperados. Dentro do Cresol Comunidade são desenvolvidos os programas: Cresol Habitação; Extensão Rural; Gênero e Geração; Agentes Cresol, Juventude Cooperativista e o programa Um Olhar para o Futuro. Estas ações que acontecem de forma permanente envolveram cerca de 12 mil pessoas durante o ano de 2018. Já as ações cotidianas, palestras, seminários e reuniões comunitárias, envolveram cerca de 80 mil pessoas em mais de 1500 atividades realizadas no último ano.

No último ano a Cresol Confederação e o Instituto também se destacaram como instituições que mais público atingiram durante a Semana Nacional da Educação Financeira (SENEF). Responsáveis por 604 ações e um alcance de 1,7 milhão de pessoas, em atividades que contemplaram seminários, palestras, encontros, cursos presenciais e a distância e, ainda, postagens em redes sociais com dicas e orientações para toda a comunidade. O trabalho de educação financeira realizado pelas cooperativas e a participação da Cresol no evento rendeu o Selo ENEF, o mais importante reconhecimento em educação financeira no Brasil. 

Também em 2018 a Cresol ganhou dimensão internacional com a filiação do Cresol Instituto à organização europeia AgriCord, rede de "agri-agências" que fazem parte de organizações não governamentais de cooperação. O Instituto está atuando como uma das agri-agências, contribuindo para a rede de agricultura familiar e cooperativismo solidário da Unicafes, mandatária da vaga.

Prêmios

Durante o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado no mês de novembro de 2018 em Florianópolis, aconteceu o Prêmio Concred Verde. Nesta edição, o Concred reconheceu iniciativas e práticas sustentáveis em três categorias: Harmonia Social, Economia Funcional e Equilíbrio Ambiental. A Cresol Confederação e o Instituto concorreram ao prêmio com 11 projetos inscritos e foram para a final na categoria Harmonia Social, ficando em primeiro lugar com o Projeto Juventude Cooperativista – Lideranças, realizado pela Cresol Santa Lucia/PR, cooperativa filiada a Cresol Baser.

Outro prêmio importante recebido pelo Instituto em dezembro do ano passado foi o Top de Marketing, o maior e mais importante prêmio nas áreas de Marketing e Vendas do Paraná. O prêmio é organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com o objetivo de estimular a produção de cases brasileiros e reconhecer publicamente empresas que demonstraram ter utilizado ferramentas adequadas e inovadoras e desenvolvido trabalhos de marketing e vendas.

A Cresol, por meio do seu Instituto, recebeu o primeiro lugar na categoria Social com o case do programa Um Olhar para o Futuro, que busca proporcionar conhecimento para as crianças sobre o Cooperativismo Solidário, a Agricultura Familiar e a Educação Financeira, além de incentivá-las à cooperação, ressaltando a importância dos valores humanos nas ações do dia a dia.

Para o Presidente da Central Cresol Baser e do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé, é muito gratificante receber um reconhecimento desses. “Ficamos muito felizes com esses prêmios que representam tanto para a Cresol e para os profissionais envolvidos nos projetos. As premiações demonstram que o nosso trabalho e as ações sociais desenvolvidos pelo Cresol Instituto são realizados com seriedade e muito carinho”, destaca Thomé.
 

Receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter