Notícias

Confederação

Cresol Confederação realiza reunião mensal do Conselho de Administração e agenda com Parceiros

Data Publicação: 04/06/2018

Seguindo com o calendário de reuniões estratégicas da Cresol Confederação em Brasília/DF, foi realizado entre os dias 28 a 30 de maio, encontro mensal do Conselho de Administração, para aprovações e debates em pauta. Na oportunidade, também foi conciliada agenda com alguns parceiros, para alinhamento de projetos, novidades e demandas pertinentes.

Em resumo, no dia 28 de maio, segunda-feira, a Cresol Confederação juntamente com os representantes da Central Cresol Baser, Central Cresol Sicoper e Cresol Central SC/RS, reuniram-se com o Banco do Brasil, especificamente com a diretoria de agronegócios, para tratar sobre a operação de crédito agrícola. Além de realizar uma avalição geral, referente aos convênios e parcerias com o Banco, aproveitou-se para dar andamento as tratativas de renovações desses pontos e definição das diretrizes estratégicas para a execução do próximo Plano Safra.

Na terça-feira, dia 29 de maio, a comitiva reuniu-se com o Banco Central do Brasil, dessa vez, com a área responsável pelas normas. O objetivo foi dar continuidade ao processo de negociação, e alinhamento de ajustes finais necessários, para autorizar a Confederação a realizar a captação de Poupança Rural.

Posteriormente, deram início a reunião do Conselho de Administração da Confederação, que continuou na quarta-feira, dia 30 de maio. Na pauta ordinária, diversos assuntos foram abordados, como o andamento de projetos já em vigor e definição de novos, tanto na área de tecnologia, quanto de produtos e serviços. Também foi exposto questões administrativas, questões da área de riscos, relatos e encaminhamentos dos grupos de trabalho da Confederação, autorização para abertura de novas unidades, dentre outros pontos levantados junto as Centrais, assim como a deliberações de aspectos econômicos e financeiros de modo amplo.
Dando continuidade a agenda de quarta-feira, foi realizada visita a Cabal, parceira na operacionalização do cartão CresolCard. Na oportunidade, ambas realizaram apresentações de seus projetos. Em especial, a Cabal frisou sobre seus desafios, planos de ações para o futuro, e ampliação de seus serviços para melhor consolidação dessa parceria.

O conselho ainda se reuniu com o Sescoop nacional, onde foi tratado sobre a parceria de apoio aos projetos para formação e capacitação dos colaboradores e dirigentes do sistema Cresol.

A agenda foi finalizada com visita a Confebras (Confederação do Cooperativismo Financeiro Nacional), que além de ter função agregadora e representativa, investe na educação cooperativista e corporativa dos líderes do setor, implementando ações sistemáticas para desenvolvimento da cultura cooperativista financeira na sociedade brasileira. Nesse aspecto, houve o compartilhamento de informações e troca de experiências referentes aos cursos oferecidos pela plataforma EAD da mesma e também da Cresol. As Confederações também comentaram sobre a participação da Cresol como parceira do 12° Concred (Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito), evento realizado pela Confebras, que esse ano acontecerá em Florianópolis/SC.

Cledir Magri, Presidente da Cresol Confederação, avalia os 3 dias de reuniões com os parceiros de longa data. Comenta que, na medida que os laços vão se estreitando do ponto de vista estratégico e de negócios, essas parcerias também se qualificam cada vez mais, e com isso, a convicção de que tudo é refletido no trabalho diário realizado pela Confederação, pelas centrais e cooperativas, junto ao quadro social. O segundo elemento destacado por Cledir, refere–se a importância da reunião mensal do Conselho de Administração, onde é possível o debate de grandes temas da Cresol Confederação, oriundos das centrais filiadas, estabelecendo assim, decisões que visam sempre observar de fato, qual é o anseio e necessidade do cooperado, das cooperativas e centrais.

O Presidente ainda ressaltou que, do ponto de vista analítico, quando o conselho visita os parceiros e órgãos do governo, é uma oportunidade fundamental para apresentação da Cresol Confederação, demonstrando o trabalho realizado por todos. E finaliza destacando que, quanto a esse momento, é claramente observado que existe uma aceitação e avaliação muito positiva de todas as ações desenvolvidas pelo sistema Cresol, resultado do empenho da direção, do conselho, dos colaboradores e de todo conjunto.
 

Receba nossas novidades

Assine nossa Newsletter