Qual é a hora certa de mudar de casa e como se planejar para isso?


Qual é a hora certa de mudar de casa e como se planejar para isso?

Escolher o melhor momento para mudar de casa não é uma tarefa fácil. Afinal, essa situação pode ser provocada por uma série de motivos, como o crescimento da família e a necessidade de morar mais perto do trabalho para diminuir os gastos com o carro.

Muitos também optam por adquirir o imóvel próprio porque o pagamento do aluguel não está sendo positivo em termos financeiros. O importante é que você faça a mudança de residência de forma planejada para não comprometer a renda e as demais atividades do cotidiano.

Neste post vamos destacar fatores que fazem as pessoas buscarem outro lugar para morar e iniciativas importantes para mudar de imóvel com foco na melhoria da qualidade de vida. Confira!

Conheça boas razões para mudar de casa

Há inúmeros aspectos que motivam alguém a procurar outra moradia. Para ajudá-lo a escolher o imóvel ideal, listamos as razões mais comuns que podem influenciá-lo a optar por viver em outro apartamento ou residência. Acompanhe!

Crescimento da família

É um momento de grande alegria a chegada de um filho. Para essa situação ser administrada da melhor maneira possível, o indicado é verificar se a casa pode acomodar todos os moradores confortavelmente.

Caso isso não seja viável, é necessário mudar de casa o mais rápido possível. A recomendação é estar em outro imóvel antes do nascimento da criança. Dessa forma, a sua família terá mais condições de receber o novo integrante de maneira mais tranquila.

Dica: De olho no campo: tudo sobre a agricultura familiar no Brasil

Ter um imóvel com mais de dois quartos é indicado para os que têm filhos e gostam de receber visitas. Receber bem os entes queridos é uma forma de fortalecer os laços familiares e de manter um bom relacionamento.

Localização mais interessante

Imagine que você e a sua esposa estão trabalhando em outra região da cidade. Nesse caso, a distância da empresa para a residência aumentou bastante, fazendo com que o tempo gasto com o transporte seja bem maior.

Para melhorar a qualidade de vida, uma alternativa interessante é mudar de casa. Afinal, morar mais perto do trabalho torna a rotina menos desgastante. Nas grandes e médias cidades, o trânsito tem se tornado um dos grandes gargalos.

À medida que você tem alternativas para chegar mais rápido ao trabalho, maiores são as chances de estar na empresa no horário correto. A pontualidade é um fator bastante observado por diversas companhias.

Segurança

A falta de planejamento urbano interfere muito na qualidade de vida em muitas cidades. Um bairro, por exemplo, pode crescer de forma desordenada e receber outros moradores que não têm um lugar adequado para morar.

Essa situação, somada à onda de desemprego no Brasil, faz com que a região tenha um maior índice de violência. Caso tenha condições financeiras, você não vai pensar duas vezes para mudar de casa e viver em um bairro mais tranquilo.

Dica: Crédito pessoal: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Muitas famílias têm optado por residir em condomínios com portaria funcionando 24 horas, onde há também um forte esquema de segurança. Essa tendência está se consolidando nos principais municípios do Brasil.   

Mais conforto para os filhos

Os pais têm sempre muita preocupação com a qualidade de vida dos filhos. É fundamental que as crianças estudem em um colégio que se destaque pela qualidade de ensino. Por isso, os responsáveis não medem esforços para proporcionar mais oportunidades de as crianças terem uma educação diferenciada.

Dependendo do caso, muitas famílias optam por mudar de casa para a escola ficar mais perto, facilitando o deslocamento dos filhos e contribuindo para dar a eles mais conforto. O ideal é trabalhar perto de casa e fazer com que as crianças não tenham dificuldades para chegar ao colégio.  

Infraestrutura do imóvel

Nem sempre é possível conservar um apartamento e uma casa do jeito que gostaríamos. Com a idade, o imóvel está mais sujeito a apresentar problemas estruturais, como vazamento e infiltrações.

Dica: 8 dicas de como reformar a casa sem dor de cabeça

Além disso, o custo para fazer os reparos fica muito elevado e o risco de o problema aparecer novamente, a curto prazo, é grande. Esses fatores fazem com que muitas famílias prefiram investir na compra de um novo imóvel. Essa medida também é uma forma de fugir do aluguel e concretizar o sonho da casa própria.

Veja como se planejar para mudar de casa

É importante ter bons motivos para buscar outro local para morar. Para a mudança ser feita com inteligência, destacaremos ações que vão ajudá-lo a se planejar adequadamente. Fique atento!

Gestão das finanças

Para facilitar a aquisição de um imóvel, é imprescindível ter uma boa reserva financeira. Essa iniciativa ajuda a dar uma entrada que vai ajudá-lo a pegar um financiamento com condições mais favoráveis.

Antes de mudar de casa, entenda por que um seguro é a melhor saída para evitar prejuízos com imprevistos!

Por que é importante contratar um seguro ao financiar um bem

Procure sempre ter um controle dos gastos e verifique o que é possível cortar. Assim, poderá juntar dinheiro com mais facilidade e rapidez. Com orçamento equilibrado e dinheiro em caixa, é viável mudar de casa de forma bem planejada.

Bom senso

Qualquer pessoa gostaria de morar em uma cobertura, mas isso não é possível em muitos casos. Tenha cuidado ao escolher um imóvel para não ficar endividado e comprometer seriamente as finanças da família.

Dica: Planejamento financeiro empresarial: 6 dicas para montar o seu

Procure a orientação de instituições que disponibilizam crédito, para que as parcelas possam ser pagas dentro do prazo e valores combinados. Com essa postura, você tem mais chances de fazer um ótimo negócio.

Pesquisa

Pesquise bastante as condições oferecidas antes de fazer um financiamento. O prazo para quitar a dívida e os juros cobrados devem ser analisados com muita atenção. O ideal é que faça simulações para verificar o valor das parcelas.

Com esses dados, você terá mais possibilidades de avaliar se o investimento será interessante no momento. Em uma conjuntura de instabilidade financeira e de elevado desemprego, o planejamento é crucial para equilibrar as contas e oferecer aos familiares uma boa qualidade de vida.

Paciência

Se você não estiver desesperado para mudar de casa, é recomendado ter tranquilidade para analisar o mercado imobiliário e as condições de empréstimo disponibilizadas pelas instituições de crédito.

Não é fácil encontrar a moradia perfeita para a sua família. Afinal, não basta o imóvel estar bem conservado, é preciso também avaliar a localização e o preço. Ao ter dinheiro para dar uma boa entrada, você pode ter mais calma na negociação, o que viabiliza fazer uma boa escolha.

Com certeza, você está mais preparado para identificar o melhor momento para mudar de casa. Aproveite as nossas dicas para fazer esse processo de forma mais tranquila e inteligente!

Precisa de ajuda para realizar seu sonho de mudar de casa? Então clique no banner e conte conosco!

Cresol, ao seu lado para o que precisar




Por
22/11/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!