Empréstimo para produtor rural: custeio da safra


Empréstimo para produtor rural: custeio da safra

Soluções para atender da agricultura familiar à empresarial, tendo a flexibilidade necessária para contribuir com a competitividade na cadeia produtiva dos seus cooperados: empréstimo para produtor rural rápido e fácil, essa é a nossa especialidade.

Caso necessite financiar despesas do ciclo produtivo ou de recursos para suporte do seu agronegócio, nosso sistema cooperativo disponibiliza linhas específicas de financiamento. Seja por meio de linhas de repasse ou recursos próprios, temos o produto certo para atender suas necessidades, com linhas próprias para financiar operações de custeio agrícola e pecuário.

Conheça nossas vantagens de empréstimo para produtor rural!

Quais as vantagens de usar o empréstimo para custear a safra?

Nossos cooperados, além de serem proprietários e envolverem-se em assembleias com voz ativa, contam ainda com mais vantagens pessoais e financeiras. Confira:

Taxas de juros reduzidas

Nossas cooperativas oferecem taxas de juros mais atrativas nas linhas de crédito, para investir da melhor maneira. Além disso, várias não cobram tarifas por seus serviços (cadastros, fornecimento de talões, transferências). Quando solicitam pagamento, as taxas são sempre menores em relação às praticadas pelos bancos tradicionais.

Dica: Como avaliar se uma taxa de juros é atrativa?

Rendimentos superiores aos de mercado

Caso possua rendimentos passíveis de aplicação, a cooperativa oferece o produto para depósito a prazo, com rendimentos mais atrativos em relação a muitos produtos oferecidos no mercado financeiro.

A saber, a cooperativa pode usufruir de isenção tributária, não tendo a obrigação de recolher depósitos referentes a impostos, como nos bancos, o que facilita uma maior margem de retorno aos seus cooperados poupadores.

Atendimento personalizado

O cooperado é atendido como dono do próprio negócio. E o fundamental, ele pode negociar em uma organização que lhe devolverá sua parcela nas sobras, as quais podem ser por meio de integralização de cotas-partes, melhorando ainda mais seu relacionamento com a cooperativa ou em dinheiro, se assim decidido em assembleia.

Dica: A importância do plano de relacionamento com clientes para micro e pequenas empresas

Recursos subsidiados de crédito rural, oriundos do Plano de Safra

São recursos equalizados para custear a produção agrícola. As taxas de juros são pré fixadas e variam de 2,50% a.a.e 4,60% a.a. para operações de PRONAF CUSTEIO, e 6,00% a.a. para operações de PRONAMP CUSTEIO.

Como usar o empréstimo para produtor rural da melhor maneira?

Esse recurso atua de forma a auxiliar no desenvolvimento rural no país, por meio da disponibilização de crédito para a agricultura familiar e o agronegócio brasileiro. Busque uma de nossas cooperativas e tenha segurança na acessibilidade do seu crédito!

Além do mais, o produtor rural pode aproveitar os limites, melhores taxas, cobertura de despesas, prazos e vantagens dos empréstimos rurais.

Seguro Agrícola — PROAGRO

Todas as nossas operações de custeio contam com o seguro agrícola — PROAGRO, o qual tem por objetivo exonerar o beneficiário do cumprimento das obrigações financeiras em operações do crédito rural de custeio, no caso de perdas das receitas em consequência de intempéries climáticas, conforme destaca o capítulo 16 do Manual do Crédito Rural — MCR.

Quer evitar prejuízos com imprevistos? Conheça nosso material e saiba mais sobre a importância do seguro!

Banner-Por que é importante contratar um seguro ao financiar um bem

Crédito custeio

Para cobrir despesas normais do ciclo produtivo agrícola, tais como aquisição de fertilizantes, insumos, defensivos e sementes. Pode também ser utilizado na atividade pecuária para cobrir as despesas com animais, como compra de vacinas, medicamentos e rações.

Existe ainda a possibilidade de enquadrar no custeio pecuário as operações destinadas a manutenção de atividades destinadas a apicultura, avicultura, piscicultura, sericultura, aquicultura e pesca artesanal.

Custeio fácil

Com ele, o produtor tem uma alternativa simples e ágil para realizar projetos de custeio agrícola com valor de até R$ 500 mil. Também é possível cobrir custos da produção agrícola como aquisição de sementes, insumos, defensivos e fertilizantes. Os contratos podem ser analisados diretamente na agência, de forma rápida e fácil.

Dica: Crédito rural: descubra agora como contratar esse financiamento!

Custeio antecipado

Você pode obter crédito antes do início do plantio para aquisição de insumos, com as melhores condições de mercado. Com o custeio é possível cobrir as despesas da produção agrícola, como aquisição de fertilizantes, defensivos, sementes entre outros insumos.

Podem ser custeadas as seguintes culturas:

  • feijão; algodão; mandioca; alho; girassol; amendoim; arroz; café; cana-de-açúcar; cenoura; laranja; maçã; milho; soja; sorgo; uva; tomate; trigo.

Custeio PRONAF para cooperativas

Uma linha de crédito para cooperativas de crédito que atuam com os participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Os cooperados que se empenham às tarefas agrícolas com metas econômicas podem conseguir insumos, como fertilizantes e sementes, efetuarem tratos culturais e realizarem a colheita. Já o custeio pecuário destina-se a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos, como:

  • aquisição de vacinas e medicamentos;

  • ração e suplementos;

  • minerais.

Quer saber mais sobre o Pronaf? Confira nosso material e descubra qual a linha de crédito ideal para o seu perfil!

Pronaf: qual é a linha de crédito ideal para meu perfil

Custeio PRONAMP

Permite o financiamento de itens destinados a despesas normais do ciclo produtivo de lavouras periódicas, da entressafra e de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados.

Possibilita, ainda, o financiamento de despesas de aquisição de insumos para a restauração e recuperação das áreas de reserva legal e das áreas de preservação permanente, inclusive controle de pragas e espécies invasoras, manutenção e condução de regeneração natural de espécies nativas e prevenção de incêndios.

Nas operações destinadas a custeio pecuário admite-se financiar aquisição de animais para recria e engorda, quando se tratar de empreendimento conduzido por produtor independente, aquisição de insumos. Há também aqueles destinados às despesas normais da exploração pecuária, enquadrando as atividades destinadas a apicultura, avicultura, piscicultura, sericultura, aquicultura e pesca artesanal.

Os prazos também são diferenciados quando se tratar de operações de Custeio PRONAMP. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes!

Quando utilizar essa possibilidade de empréstimo?

crédito rural pode ser obtido por produtores cadastrados como pessoas físicas ou jurídicas. Os produtores que se enquadram no PRONAF devem além de comprovar a renda na sua cooperativa serem portadores da Declaração de Aptidão ao PRONAF — DAP, ter sua associação aprovada em assembleia, ser produtor rural.

Os produtores enquadrados no PRONAMP devem comprovar a renda e ter propriedade rural ou contrato de arrendamento.

Os tipos de atividades rurais que são as mais vantajosas para o pedido de crédito rural são as culturas de:

Conheça algumas atividades rurais apoiadas pelas Cooperativas do Sistema Cresol:

  • mandioca, arroz, cacau, feijão, trigo, feijão caupi, alho, erva-mate, tomate, cebola, cará, batata-doce, banana, batata-inglesa, amendoim, abacaxi, açaí, inhame, pupunha, baru, tangerina, olerícolas, laranja, castanha de caju, cultivos em sistemas de produção de base agroecológica ou em transição para sistemas de base agroecológica;

  • custeio pecuário destinado à bovinocultura de leite, apicultura, caprinos, piscicultura e ovinos.

O Sistema Cresol investe na força do produtor rural, possibilitando aos seus cooperados do campo exclusivas linhas de financiamento de crédito. Essa categoria de crédito é dirigida para todos os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios, agricultores familiares, agricultores de médio porte e micro e pequenos empresários.

O crédito rural do Sistema Cresol procura fortalecer a economia do campo, incentivando o uso de métodos racionais de produção e visa o aumento da produtividade, a adequada defesa do solo, o estímulo a geração de renda e a melhoria de vida das comunidades rurais.

O empréstimo para produtor rural é o maior apoio para os cooperados e seu desenvolvimento, minimizar riscos, por meio de diversos programas, de acordo com a sua necessidade e sua estrutura. Para isso, o Sistema Cresol está preparado para um excelente atendimento e as melhores condições aos cooperados.

Clique no banner e saiba como podemos te ajudar!

Banner-Institucional




Por
16/08/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!