Diversificar investimentos: saiba como e porque variar as opções


Diversificar investimentos: saiba como e porque variar as opções

Gerir as próprias finanças é fundamental para quem quer ter prosperidade. Muitas pessoas acreditam que basta gastar menos do que se ganha para manter tudo em ordem, mas isso não é verdade. Para ter sucesso financeiro, é importante diversificar investimentos, fazendo com que o seu dinheiro renda.

Em linhas gerais, podemos dizer que os investimentos são parecidos com o fermento, pois eles ajudam o seu patrimônio a crescer. Por outro lado, deixar o seu dinheiro parado na carteira não contribui para a sua geração de renda.

Ficou curioso e quer aprender mais sobre a importância dos investimentos financeiros? Então leia este artigo até o final!

Entenda que toda compra é um investimento

Sempre que uma pessoa coloca dinheiro em algo, na expectativa de obter alguma solução, ela está investindo. Comprar eletrodomésticos é um investimento, uma vez que esses objetos facilitarão o dia a dia do usuário.

Portanto, as pessoas têm liberdade para decidirem como vão investir o seu dinheiro. Algumas investem em compras (necessárias ou não) e outras investem em objetivos, como ter uma aposentadoria tranquila.

Dica: Crédito pessoal: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Uma pesquisa divulgada em 2018 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou que 58% dos entrevistados não conheciam ou não realizavam nenhum tipo de investimento. Isso significa que essas pessoas acabam gastando seu dinheiro, em vez de fazer com que ele as ajude a enriquecer.

Entre aquelas que disseram que investem, 89% afirmaram que colocam o dinheiro na Poupança. Por que será que a maioria escolhe essa opção? Será que estão todos certos?

Saiba mais sobre a importância da liquidez para o brasileiro

Ainda que hoje o Brasil esteja em um momento de recessão econômica, é fato que o país já enfrentou desafios maiores. Durante as décadas de 1980 e 1990, os brasileiros tiveram que lidar com a hiperinflação. Essa experiência criou comportamentos na população. Um deles foi o de investir na Poupança, já que não havia risco de perder o dinheiro e ele poderia ser sacado a qualquer momento. A Poupança, portanto, tem alta liquidez.

O problema é que não estamos mais no Brasil de 1980. Portanto, investir apenas na Poupança deixou de ser sinônimo de segurança, uma vez que existem outras opções mais vantajosas para diversificar suas aplicações financeiras.

Conheça as opções para diversificar investimentos

Investir o seu dinheiro em mais de uma opção financeira é importante pelo seguinte motivo: as chances de obter ganho aumentam, pois se uma opção da carteira apresenta baixa rentabilidade, ela poderá ser compensada por aquela que está rendendo mais. Assim, o investidor garante os seus ganhos.

Dica: Como ser um produtor rural de sucesso?

Vamos conhecer algumas opções de investimentos?

Previdência Privada

Se você deseja investir o seu dinheiro para ter uma aposentadoria tranquila, uma alternativa para alcançar essa finalidade é a Previdência Privada. Ela funciona como um complemento à Previdência Pública.

Na hora de aplicar, é importante saber que existem duas opções desse produto: PGBL e VGBL. A diferença entre elas está relacionada à maneira com a qual o cliente é tributado pelo Imposto de Renda (IR).

Se você trabalha com carteira assinada e faz a declaração completa do IR, o PGBL é a opção indicada, pois ela oferece benefícios fiscais para quem tem muitas despesas dedutíveis.

Já o VGBL é recomendado para as pessoas que não têm muitas despesas dedutíveis e fazem a declaração simplificada do IR. Entendendo a diferença entre essas duas alternativas, o investidor já reduz o risco de aderir a um produto inadequado para a sua vida financeira, reduzindo consideravelmente as chances de se arrepender.

Aplicação Programada

Como vimos neste artigo, a maioria dos brasileiros não investe nem um real por mês. Isso pode acontecer pela falta de disciplina, que faz com o que essas pessoas sempre adiem o início do investimento. Se esse é o seu caso, saiba que existe um produto financeiro que pode resolver esse problema: a Aplicação Programada.

Dica: Conheça os principais diferenciais da Cresol

Funciona de forma simples: o cliente autoriza a instituição financeira a resgatar da sua conta-corrente, mensalmente, um valor definido por ele. Esse dinheiro é aplicado em um produto também escolhido pela pessoa.

Dessa forma, o indivíduo consegue atingir um objetivo financeiro, como criar um fundo para emergências ou economizar para viajar nas férias.

Consórcio

Comprar um imóvel ou maquinário agrícola, por exemplo, também é uma forma de diversificar investimentos. Os imóveis apresentam uma boa margem de valorização, podendo ser vendidos ou gerar renda com aluguéis.

Já as máquinas agrícolas aumentam a produtividade da lavoura, expandindo a renda de quem trabalha com o agronegócio.

O problema é que esses investimentos custam muito caro, exigindo empréstimos bancários — e nem todas as pessoas estão dispostas a isso. Uma alternativa para conseguir ter acesso a esses bens é o consórcio.

Em um consórcio, o cliente paga uma mensalidade durante um período definido. Ao longo do tempo, a instituição financeira realiza sorteios entre os participantes do consórcio para entregar o imóvel ou o maquinário. Caso não seja contemplado, o cliente pode ficar tranquilo, pois até o final do seu contrato ele terá acesso à propriedade objeto da negociação.

No caso do consórcio imobiliário, o investidor ainda pode usar o seu saldo do FGTS para a oferta de seu lance ou como complemento de valor da carta de crédito. Após a aquisição do bem, o FGTS ainda pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor.

Trata-se de uma grande vantagem, uma vez que esse valor fica retido em uma conta da Caixa Econômica Federal — cujo rendimento é menor do que o da caderneta de Poupança. Isso significa que usá-lo para adquirir um imóvel é uma opção mais inteligente desse recurso.

Para saber mais sobre as opções de investimentos para conquistar a vida financeira que você merece, clique no banner abaixo!

Conquiste a vida financeira que você merece

Como vimos, investir corretamente o seu dinheiro é uma forma de garantir que ele gere riqueza para você, aumentando a sua segurança econômica. Toda compra é uma forma de investir, por isso, que tal parar de desperdiçar o seu dinheiro com objetos ou serviços que você não utiliza e passar a direcionar esses recursos a um investimento financeiro?

Diversificar investimentos é uma forma de usar o seu capital de forma inteligente. Existem várias opções para substituir ou somar com a Caderneta de Poupança. Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não investem, mude esse comportamento, pois atitudes como essa podem gerar prejuízos financeiros.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter! Enviaremos gratuitamente para o seu e-mail análises econômicas, dicas de investimentos e outras informações que vão ajudá-lo a conquistar seus objetivos!




Por
11/04/2019

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!