4 despesas que você precisa pagar no fim do ano e como se organizar para elas


4 despesas que você precisa pagar no fim do ano e como se organizar para elas

Ao fazer um planejamento, mesmo de forma simples, as possibilidades de atingir a meta é muito mais real. Os sonhos de uma viagem, a compra de roupas novas ou presentes para amigos ou familiares, diversas vezes ficam adiados por causa da falta de planejamento e os eventos do dia a dia que acabam retardando a conquista do objetivo — principalmente se não foi passado para o papel os gastos no final do ano.

O ano passa e, no final, você se dá conta que metade do que planejou não foi realizado e, muitas vezes, nem chega a sair do pensamento. Esse é o famoso “tinha que…”, perdido em um mar de ideias e possibilidades. Porém agora você aprenderá a obter resultados muito mais rápidos, melhoria na realização e eliminará o estresse organizando o seu tempo e foco nesse período.

Para não se perder nos gastos do final do ano e poder comprar um bom presente para você, seus amigos e familiares, continue lendo o post. Confira!

Quais os principais gastos no final do ano?

1. Roupas novas para ir a eventos

Muitas vezes, quando convidado para uma festa ou algum evento de final de ano da empresa ou familiar, surge a dúvida sobre qual roupa usar. Estar vestido adequadamente para a ocasião, no entanto, não é tão complicado quanto parece.

O código de vestimenta, ou dress code, auxilia a tipificar qual a formalidade da roupa que deve-se vestir. Ele é muitas vezes utilizado para estabelecer a roupa de um ambiente de trabalho e para esclarecer qual o padrão de roupa para os eventos.

Dica: Contratar crédito: o que é preciso e como escolher a melhor opção?

Ao resolver com quais roupas passar esse período e a comprá-las, você terá uma dívida a pagar. Porém, ao decorrer do artigo, mostraremos como vesti-las com prazer, sem arrependimento de ter feito mais um gasto.

2. Presentes para amigos e familiares

Antes de sair às compras, liste as pessoas que você quer presentear, o quanto pretende gastar com cada uma e o que o presente poderá agregar para o sortudo. Algumas vezes, é necessário dar prioridades e, infelizmente, nem todo mundo de nosso círculo social poderá ser materialmente agraciado.

3. Bebidas e comidas para a ceia de natal ou ano novo

Usando a criatividade, é possível gastar pouco. Para uma reunião com 20 pessoas, contratando um buffet, fazendo uma decoração com peças de família, garçons, bebidas e louças, o custo pode chegar a R$ 3 mil.

Mas se a comida for feita por conta própria, esse valor pode cair em até 40%. Pode ser menos ainda, se o anfitrião optar pelo velho “cada um leva o seu prato”, que, em momentos de crise, não fica nenhum pouco deselegante.

Dica: O que é crédito rotativo e como ele pode ser obtido e utilizado?

Seja a primeira ou segunda opção, é mais um gasto no fim de ano que você precisará pagar.

4. Viagens

Presenteie-se. Você também merece recompensas por tudo que trabalhou durante o ano. Por isso, é preciso que procure comprar algo que agregará valor ao seu futuro. Uma boa dica é uma viagem, por exemplo.

Dica: Tudo o que você precisa saber para planejar uma viagem em família

Uma dica é estruturar uma planilha de gastos para a viagem. Apresente o quanto deseja gastar com cada item, como passeios, presentes, comida, entre outros. Depois de elaborar essa estimativa, busque seguir a sua planilha. Dessa forma, evitará gastos fora do planejamento. Logo abaixo, mostraremos com mais detalhes.

Como se planejar para essas despesas?

A menos que você receba o seu 13º salário junto com o seu salário mensal, planeje bem em qual instante do mês você realizará determinadas compras.

Se o seu pagamento regular anteceder seu bônus, recuse à tentação de realizar compras de forma imediata. Liquide suas dívidas em dia e espere até o dinheiro extra "cair" na conta para efetuar outros gastos.

Caso você possa liquidar a sua fatura do cartão de crédito, terá o poder de começar a comprar desde já alguns presentes. Porém tenha muita responsabilidade para não exagerar. Você não terá um décimo quarto salário em janeiro para pagar a próxima fatura.

Está precisando de crédito para conseguir se livrar das suas despesas de fim de ano? Clique no banner nos deixe te ajudar!

Cresol, ao seu lado para o que precisar

O ideal, contudo, é comprar à vista. O risco de se enrolar mais adiante é bem menor.

Dessa forma, monte uma planilha com a lista daquilo que ainda necessita ser custeado. Em seguida, coloque o seu saldo atual ao lado e estabeleça um limite de gastos para cada item. Atualize-a com o novo saldo bancário a cada visita a uma loja.

Como controlar os gastos?

Veja algumas orientações oferecidas para começar 2019 no azul. O fim de ano pode ser uma boa época para iniciar na família a educação financeira. Vejamos quais procedimentos executar:

  • fuja das compras por impulso;

  • no caso de ser um pequeno empresário, não misture o dinheiro da organização com estes gastos;

  • não use todo seu 13º salário em compras de fim de ano.

Não se deixe levar pelo lado emocional. É justificável expressar seu carinho pelas pessoas ou até mesmo se dar um presente sem ultrapassar seu orçamento. Tenha cuidado com as famosas compras natalinas.

Como otimizar as compras?

Converse com a família e avalie o que é realmente necessário. Se você decidir por uma confraternização, veja com o que cada um pode contribuir para equilibrar as despesas. Produtos natalinos, como o panetone, cereja e nozes, aumentam muito o preço e podem fazer um belo estrago na hora de pagar a conta.

Outra dica é montar uma lista de pelo menos 3 meses, de dezembro a fevereiro, daquilo que já está vinculado a esse valor, como matrícula, impostos, uniforme escolar etc. A tarefa é separar o que já está comprometido dentro desse montante e que já não está mais disponível para consumos extras.

Dica: Crédito pessoal: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Portanto, aproveite esse finalzinho de ano para montar definitivamente um planejamento orçamentário para 2019.

Em resumo, cuidado com as promoções sensacionais e o impulso para o consumismo. Crie uma lista de compras de final de ano e respeite seu orçamento.

Os gastos são no final do ano, mas é totalmente possível se planejar bem com as contas e ainda agradar a todos sem comprometer o orçamento. Basta se organizar e não esquecer seu planejamento financeiro. Desta maneira, é possível curtir as festas, viagens e entrar o ano sem grandes dívidas.

Gostou do post? Então clique aqui e receba nossos textos em primeira mão!




Por
13/12/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!