Crédito consignado: entenda o que é e quais são os seus benefícios


Crédito consignado: entenda o que é e quais são os seus benefícios

Contratar um crédito consignado atualmente tem sido tarefa fácil. Porém, para assegurar um negócio eficaz, é necessário identificar as melhores instituições financeiras. Assim, economiza-se tempo e dinheiro.

Uma facilidade é contratar o crédito pelo celular ou computador. A contratação do consignado online oferece várias vantagens. Entre elas, poder conferir as propostas e ofertas de crédito.

Continue lendo o post para entender melhor essa estratégia e melhorar sua vida financeira!

O que é crédito consignado?

Crédito consignado é um tipo de empréstimo em que o valor é descontado diretamente da folha de pagamento da aposentadoria ou do salário de quem fechou o contrato.

Por essa razão, tal modalidade de empréstimo é designada para funcionários públicos e quem trabalha com carteira assinada.

Dica: Saiba quais tipos de crédito podem ser usados para quitar dívidas

Além disso, o desconto do salário mensal e da verba de aposentadoria não pode ultrapassar o limite de 30%. Ou seja, independentemente da quantia do seu crédito consignado ou de quantos empréstimos o cliente esteja pagando, a cooperativa pode descontar somente 30% do seu salário para efetuar o pagamento.

Essa segurança é devido à natureza do rendimento, afinal, o salário é para o custeio da vida do aposentado e trabalhador.

Como ele funciona?

Essa modalidade é uma das alternativas mais viáveis para quem busca por um crédito com melhores condições. As instituições assumem um risco menor em relação ao não pagamento, uma vez que o desconto da aposentadoria ou do salário é automático. Logo, os juros também são menores quando comparados com empréstimo pessoal, por exemplo.

Vale ressaltar, no entanto, que o empréstimo consignado tem a taxa de juros mais elevada para o trabalhador de carteira assinada, pois ele pode ser demitido a qualquer instante.

Dica: Entenda a importância e como rever seus hábitos financeiros neste novo ano

Funcionários públicos , contrariamente, têm estabilidade salarial, o que deixa a operação mais fácil de ter sua aprovação pela entidade financeira.

Com quais finalidades ele pode ser utilizado?

Apesar de o crédito consignado apresentar umas das menores taxas do mercado e ser uma escolha de fácil transação, é necessário verificar bem, antes de fazer o pedido, seu orçamento e a real necessidade de crédito.

Lembre-se de que o desconto do pagamento das parcelas do consignado é feito diretamente do benefício ou do contracheque.

Agora, caso tenha obrigações com outras dívidas que demandam juros mais elevados do que o consignado, compensa pedir o empréstimo para quitar os compromissos preliminares e pagar uma menor taxa. Desde que, evidentemente, o solicitante organize suas contas e se planeje para liquidar o novo crédito, sem gerar uma esfera impagável.

Dica: Planejamento financeiro para 2019: tudo o que você precisa saber

Então, antes de pedir o crédito, analise bem os prazos, taxas e carências de cada financeira. Estude seu orçamento para se planejar melhor. E, no instante da solicitação, peça o documento de Custo Efetivo Total (CET) para verificar a descrição precisa de todos os valores. Aja com consciência financeira e leia o contrato com calma para ter segurança de que esse é um bom negócio.

Quem pode realizar um crédito consignado?

De forma geral, para conseguir um empréstimo consignado é preciso ter uma renda fixa garantida, que possa ser comprovada. Quem se enquadra nessa exigência são funcionários públicos e pensionistas, além de funcionários do setor privado com carteira assinada. 

Dica: Passo a passo: como se tornar um cooperado da Cresol?

Da mesma forma, trabalhadores informais, sem carteira assinada, também não conseguem crédito consignado, pois não possuem comprovante de renda. Além disso, no caso de funcionários de empresas privadas, é preciso que a empresa em questão esteja conveniada à financeira.

O que é necessário para fazer um crédito consignado?

O processo de solicitação do empréstimo consignado é simples. Em geral, financeiras como a Cresol solicitam:

  • CPF, RG, comprovante de residência e o extrato do salário;
  • holerite.

Antes de solicitar um empréstimo em uma financeira, é necessário checar se a empresa ou o INSS possui convênio com o local em que você solicitará o crédito consignado. Isso vale para funcionários públicos, trabalhadores com carteira assinada ou pensionistas.

Após a definição da instituição que concederá o empréstimo consignado, basta se dirigir a uma das agências, entregar a documentação e assinar o contrato.

No momento, instituições como a Cresol também permitem efetuar esse pedido online. Assim, com a liberação do empréstimo, o crédito ficará disponível na conta do solicitante.

Quais os benefícios desse tipo de crédito?

O crédito consignado apresenta muitas vantagens quando comparado aos outros modos de empréstimo, entre elas:

  • facilidade para contratar: o empréstimo e a liberação do crédito são rápidos e fáceis, dado que não existe tanta burocracia;
  • praticidade: diversas financeiras fornecem o empréstimo consignado. O dinheiro cai direto na conta e não é obrigatório ter conta na mesma cooperativa onde o empréstimo for solicitado;
  • prazos mais longos: obedecendo o acordo, as financeiras praticam prazos mais flexíveis para o pagamento. Algumas instituições ofertam até 180 dias para o início da primeira parcela;
  • comodidade: vem descontada a parcela do empréstimo de forma direta em seu benefício do INSS ou salário;
  • sem consulta ao Serasa ou SPC: mesmo com o nome negativado é possível realizar um consignado, pois, em modo geral, não é feita consulta nos órgãos de controle de crédito. A principal condição é ter margem consignável disponível.

Como escolher a melhor instituição financeira?

Quando se fala em crédito, isto é, em uma dívida de longo prazo, é essencial procurar as melhores alternativas para contratar crédito:

  • instituição com as menores taxas de juros;

  • melhores condições para pagamento;

  • atendimento eficaz.

Todos esses elementos você encontra na Cresol, que trabalha de forma alinhada com seus cooperados.

Clique no banner e entre em contato conosco agora mesmo!

Cresol, crédito rápido e fácil para você realizar seus sonhos

Em resumo, o crédito consignado tem taxas de juros menores quando comparado com o empréstimo pessoal. Como cada parcela é descontada diretamente da folha de pagamento, há menor risco de inadimplência. Assim, ele surge como boa opção para quem precisa de dinheiro rápido!

Gostou do post? Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora para tirar suas dúvidas!




Por
21/02/2019

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!