Contratar crédito: o que é preciso e como escolher a melhor opção?


Contratar crédito: o que é preciso e como escolher a melhor opção?

O que divide o sucesso de um investimento a partir da contratação de um empréstimo é o planejamento que este faz para aquele dinheiro fazer o negócio crescer. Mas como contratar crédito da melhor forma?

Apesar de algumas pessoas terem receio de fazer um contrato com uma instituição financeira, porque têm medo de quebrar, contratar um empréstimo pode servir justamente para colocar as finanças em ordem e sanar problemas financeiros.

É importante, no entanto, escolher uma opção de crédito que atenda aos seus objetivos. Existem diversos modelos, instituições financiadoras e juros específicos para pessoas físicas e jurídicas.

Neste artigo, você descobrirá como funciona a contratação de crédito, quais são os pré-requisitos para conseguir o crédito e como escolher a melhor opção. Confira!

Como funciona a contratação de crédito pessoal e empresarial?

Em geral, todo empréstimo funciona de forma parecida. A instituição financeira — que pode ser um banco, uma cooperativa ou uma financiadora — fornece um valor ao contratante e cobra as parcelas com juros ao longo de alguns meses ou anos.

No Brasil, os juros costumam ser altos, tanto em empréstimo como em financiamentos de bens, porque, além da taxa básica indicada pelo Banco Central, que serve como base, são acrescidos as taxas administrativas, o lucro e o risco de inadimplência.

Dica: 4 dicas de como fazer o empréstimo ideal e usá-lo da melhor maneira na empresa

Para conseguir um crédito pessoal, você pode recorrer a bancos ou empresas financeiras especializadas nesse serviço. Em geral, eles são um pouco menos burocráticos que os empréstimos empresariais, porque não precisam de um plano de negócios e documentos contábeis da empresa, como contrato social e balanço patrimonial.

É importante ressaltar, no entanto, que um empréstimo pessoal não deve ser pedido para qualquer investimento no seu negócio. Use o empréstimo pessoal apenas se você quiser soluções para sua vida como pessoa física.

Quais são os pré-requisitos para contratar crédito?

Para conseguir um empréstimo, os pré-requisitos mudam conforme o produto pedido ao banco. Um empréstimo consignado, por exemplo, descontará diretamente da folha de pagamento do funcionário, se a empresa for parceira do banco ou do contracheque do servidor público. Essas opções costumam ter juros mais baixos.

Quer saber como conseguir bons resultados com o mercado financeiro? Confira nosso material! 

Banner - Guia prático de financiamento para empresas

Quanto melhor você conseguir comprovar à instituição financeira que consegue pagar as parcelas do empréstimo, mais fácil ficará de conseguir a aprovação do crédito a juros razoáveis. No caso do crédito pessoal, o comprovante de renda, os imóveis em seu nome e não ter o CPF registrado em serviços de proteção ao crédito costumam ajudar.

Quais documentos são necessários para contratar?

Confira abaixo as variações de documentos que podem ser exigidas de acordo com a modalidade de empréstimo.

Empréstimos pessoais

Como vimos acima, no caso dos empréstimos pessoais, você precisa levar os documentos de pessoas físicas. Eles podem variar, mas, no geral, são:

  • RG e CPF;
  • certidão de nascimento, se solteiro, e de casamento, se casado;
  • comprovante de renda dos últimos meses;
  • comprovante de moradia dos últimos meses.

Empréstimos empresariais

No caso do empréstimo empresarial, os documentos também englobam aqueles próprios da empresa. Assim como as instituições precisam assegurar-se de que uma pessoa física pagará as parcelas, o mesmo acontece no caso do empréstimo às empresas. Mas eles precisam apresentar outra ordem de documentos. Veja, a seguir, quais são.

Plano de negócios

O plano de negócios é um documento que é útil não só para adquirir um empréstimo, mas, também, para a gestão da sua empresa. Com ele, a instituição financeira pode verificar como o crédito pedido encaixa-se nos projetos de expansão.

Dica: 

Contrato social

O contrato social é o documento que apresenta o perfil da sua empresa, os produtos e serviços que você oferece e a natureza do seu negócio. Informações como capital inicial também estão presentes nesse documento.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial mostra a situação financeira da empresa. Ele é um balanço entre ativos e passivos e serve para que o banco verifique as condições de a empresa cumprir com seu compromisso de pagar as parcelas do empréstimo.

Geralmente, as instituições financeiras pedem o balanço dos últimos 3 anos, em que avaliam as receitas e dívidas da empresa.

Balancete analítico

Neste documento, o banco consegue checar em detalhes o fluxo de caixa do seu negócio, sendo preciso entregar o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício). Com eles, é possível avaliar se as questões financeiras estão em ordem.

Como escolher a melhor opção de crédito?

Além de definir o destino daquele crédito que você está pegando emprestado, é necessário avaliar as opções disponíveis para você. No caso do crédito empresarial em bancos, existem diversas opções de crédito, como capital de giro e microcrédito.

Como cada opção tem uma aplicação específica, sendo necessário avaliar a ideal para seus objetivos empresariais. Nas linhas de capital de giro, por exemplo, a ideia é ter uma renda para auxiliar os gastos recorrentes da empresa. Em geral, essas operações de crédito têm prazo de até 365 dias.

Dica: 5 dicas para pagar o 13º salário dos funcionários em dia

No caso do microcrédito, há a oportunidade de conseguir um empréstimo com juros menores, já que seu valor tem um limite.

Como escolher a melhor fornecedora de crédito?

Para não ter dúvidas na hora de escolher entre uma financeira, um banco ou uma cooperativa, é importante conhecer as características de operações de crédito de cada um. No caso dos bancos, é mais fácil conseguir o crédito naqueles em que você já tem conta.

Em geral, os bancos costumam oferecer juros um pouco menores que as financeiras, mas oferecem prazos menores para o cumprimento das parcelas em relação às financeiras. Conforme a relação com o banco cresce, as condições das contratações melhoram.

Dica: 5 vantagens de empréstimos de cooperativas em comparação com bancos

As financeiras têm juros um pouco mais altos, porque são menos exigentes com o risco e liberam o crédito com menos burocracia. No entanto, compare com os bancos e as cooperativas para avaliar se realmente vale a pena escolher uma.

As cooperativas são organizações criadas para estimular o desenvolvimento de determinado setor da economia, sem fins de lucro. Por isso, oferecem juros mais baixos e têm diversas opções de crédito para sua empresa

Como funcionam os créditos da Cresol

A Cresol atua nos segmentos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, e disponibiliza opções de crédito de acordo com as necessidades do cooperado, que vão desde custear despesas do dia a dia ou investir no futuro.

Confira abaixo algumas linhas para o segmento Pessoa Jurídica:

  • Capital de Giro: Linha disponível para melhorar o fluxo de caixa da empresa, utilizando recursos para investimentos na compra de matéria-prima, antecipação de pagamento a fornecedores, entre outros;
  • Capital de Giro 13º Salário: Linha disponível para finalizar as atividades do ano com um fluxo financeiro estável, através do financiamento do 13º Salário dos funcionários;
  • Antecipação de Recebíveis: cheques e duplicatas.

Está precisando de crédito? Clique no banner e nos conte como podemos te ajudar!

Banner - Cresol ao seu lado sempre que precisar

Conclusão

Agora você já conhece as principais formas de conseguir um financiamento para sua empresa. Eles são diferentes das opções de crédito pessoal e podem ser contratados em bancos, financeiras ou cooperativas. Para escolher a melhor opção na hora de contratar crédito, identifique o uso que você dará àquele dinheiro e organize-se para pagar as parcelas em dia!

Gostou das nossas dicas e precisa de crédito? Entre em contato conosco!




Por
11/10/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!