Conheça os principais diferenciais da Cresol


Conheça os principais diferenciais da Cresol

Com 23 anos de atuação, a Cresol além de promover a inclusão de pessoas no sistema financeiro, contribui com o desenvolvimento das comunidades onde atua, por intermédio do crédito e de outras soluções financeiras.

Um sistema cooperativo que encarou a tarefa de realizar a diferença e hoje é parâmetro internacional e nacional em Crédito Solidário, sendo a cooperativa mais conhecida do Brasil, apresentando mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros. A Cresol teve sua fundação no sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão, onde continua sitiada sua sede central.

Continue lendo o post para conhecer mais sobre nossa organização!

O que é a Cresol?

É um sistema cooperativo que tem um setor de domínio com filiais de atendimento. Além do Paraná, ela também está nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, programando expansões para novas áreas.

Dica: Entenda a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado

A meta das Cooperativas Cresol é proporcionar cada vez mais a inclusão no desenvolvimento social e a financeira em cada localidade em que se faz presente, aproximando os serviços financeiros e seus produtos dos cooperados.

Como funciona uma cooperativa de crédito?

Uma cooperativa financeira, ou cooperativa de crédito, nada mais é do que uma instituição estruturada por uma sociedade de pessoas, com uma configuração cooperativa e natureza jurídica própria, sem fins lucrativos e não sujeita a falência.

Quando um grupo de pessoas constitui uma cooperativa de crédito, o objetivo é propiciar recursos e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus cooperados.

Saiba mais sobre o cooperativismo clicando no banner abaixo!

Descubra como o cooperativismo pode mudar sua vida

Qual a diferença entre uma cooperativa de crédito e um banco?

As financeiras de crédito operam de modo similar aos bancos, retendo essencialmente os mesmos serviços, porém, tendo por alicerce os princípios cooperativistas abaixo:

  • gestão democrática;

  • adesão livre e voluntária;

  • participação econômica dos membros;

  • educação, formação e informação;

  • autonomia e independência;

  • intercooperação e interesse pela comunidade.

Quais os diferenciais da Cresol para ser um cooperado?

Relacionamento com o cooperado

A empresa foi estruturada com uma forma de se relacionar com o cooperado não apenas como um atendimento, mas sim como um relacionamento, o que diferencia seu posicionamento no mercado.

O gestor trata as pessoas de uma maneira excepcional, dedicando a atenção adequada e sem a preocupação de apenas vender produtos ou serviços. Pelo contrário, o objetivo é entender as necessidades e desenvolver estratégias capazes de solucionar os problemas apresentados — independentemente de ser algo voltado para créditos, seguros, consórcios, soluções financeiras ou em produtos de investimento

Esse é o grande diferencial da cooperativa, o que exige dos colaboradores uma postura diferente. No lugar de ter vendedores, a empresa tem profissionais de negócio, os mesmos que fazem o atendimento sobre seguros precisam entender sobre consórcios e produtos de investimento, por exemplo.

Dica: Entenda por que um empréstimo pode ser considerado um investimento

O diferencial que a Cresol imprimiu nos últimos anos foi o de fortalecer o relacionamento com os cooperados em relação às outras instituições financeiras, inclusive as demais instituições do segmento cooperativo.

Na prática, isso exige profissionais envolvidos que conhecem o que é ser uma cooperativa. Para conseguir chegar nesse patamar, no entanto, foi preciso realizar altos investimentos, adequações e uma reformulação em toda a nossa política de gestão de pessoas e de recursos humanos.

O grande diferencial aqui é fugir do padrão de atendimento burocrático. No final das contas, é preciso que o cliente faça todos os processos operacionais, mas há um trabalho intenso para que eles se sintam acolhidos.

Envolvimento com a comunidade

Outra característica marcante e forte da Cresol é a presença no envolvimento com a comunidade. A maioria dos municípios em que a cooperativa se instalou são de pequeno porte e mais de 70% das agências estão em locais com menos de 20 mil habitantes. 

Isso faz com que ela tenha um espírito de pertencimento à comunidade muito maior, o que instiga as ações e promove o desenvolvimento dos habitantes dos locais onde ela está presente.

Dica: Saiba como fomentar a economia local com ajuda de uma Cooperativa

Vale destacar também as ações estratégicas que ela desenvolve para defender e fomentar o cooperativismo. Isso faz com que ela esteja envolvida nas escolas trabalhando essa ideia, em associações comerciais e também nas comunidades.

Processos personalizados

Prezar pela facilidade e agilidade nos processos é poder usufruir das ferramentas e investimentos em tecnologia. As coisas precisam ser oportunas, necessárias e suficientes. A instituição tem procurado e prezado por isso, evitando a perda de negócios em função de prazos, períodos de colheita e de investimento.

Por ter essa presença nas comunidades, um dos diferenciais é a capacidade que a Cresol tem de personalizar seus produtos e serviços. Existem, naturalmente, regras para ter um padrão nas operações, mas a possibilidade de o cooperado poder negociar prazos, valores e algumas taxas de juros de acordo com condições locais faz toda a diferença.

Como se tornar um cooperado Cresol?

A razão da existência da Cresol é o cooperado, com a desejada participação efetiva e o seu envolvimento no dia a dia da cooperativa, visando contribuir para que ela, cada vez mais, se torne a melhor unidade de financiamento para todos.

Para poder usufruir dos benefícios da cooperativa é necessário se tornar um cooperado e se juntar aos demais do grupo. Para isso, é preciso a apresentação de alguns documentos para regularizar sua situação.

Documentação necessária para se tornar um membro cooperado:

Pessoa Física ou Natural:

  • CPF;
  • documento de identificação (tipo, número, data de emissão e órgão expedidor);
  • comprovante de residência;
  • se casado, Certidão de Casamento - estado civil, nome do cônjuge;
  • comprovante de Renda (bloco de notas);
  • se casado CPF e CI do cônjuge.

Pessoa Jurídica:

  • razão social;
  • cartão CNPJ;
  • contrato social;
  • estatuto.

Em resumo, os diferenciais da Cresol têm sido o grande um grande atrativo, pois o gestor se relaciona com o cooperado de forma individualizada. Com isso, ele também se envolve com as comunidades, sendo que a cooperativa tem maior força em municípios com até 20 mil habitantes, fomentando essa estratégia. E, para finalizar, a flexibilização com os membros em estipular prazos,valores e algumas taxas ajudam na aproximação e preferência dos cotistas

Gostou do post? Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo e faça um orçamento para seu financiamento e tire suas dúvidas!




Por
14/02/2019

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!