Como ser um produtor rural de sucesso?


Como ser um produtor rural de sucesso?

Com o aumento da população, a procura por alimentos também cresce. Esse fator faz com que o produtor rural tenha cada vez mais importância para a sociedade. Para alcançar resultados expressivos, ele deve ter como foco o planejamento e a comunicação eficiente.

Isso porque a produção deve ser vendida para o maior número de pessoas possível, o que garante uma boa renda familiar e possibilita manter o negócio no campo. Empreender no meio rural é uma alternativa viável, desde que haja conhecimento técnico e noções de vendas.

Não adianta produzir com qualidade, caso não haja um trabalho voltado para a comercialização dos alimentos. Neste post, vamos destacar ações indispensáveis para um agricultor obter credibilidade e consolidar uma posição de prestígio no mercado. Confira! 

Saiba como fazer a gestão do negócio

Administrar a colheita e torná-la acessível para muitas pessoas, não é uma tarefa simples. Um dos motivos é a necessidade de gerenciar os recursos financeiros com inteligência e bom senso.

Um produtor rural deve analisar se é possível investir em equipamentos — tratores, pulverizadores, etc. — e em infraestrutura — melhoria dos acessos à propriedade, local adequado para estocar a produção, entre outros. À medida que as finanças são gerenciadas corretamente, menores serão os riscos de contrair dívidas e de não honrar os compromissos com empregados e fornecedores.

Dica: Capital de giro para micro e pequenas empresas: entenda tudo aqui!

Também é muito importante mensurar os custos relacionados com a produção, como o pagamento de mão de obra, a aquisição de insumos e o transporte das mercadorias. Com essa iniciativa, o agricultor dimensiona melhor os preços de cada item e consegue os recursos financeiros para lucrar e se manter no campo.

A gestão do negócio ainda engloba a capacidade de divulgar e de vender a produção. É preciso analisar o mercado e a concorrência de forma bastante precisa. Do contrário, as mercadorias não serão comercializadas dentro das metas, o que é muito ruim para o empreendedor.  

Outro aspecto relevante é a visão de futuro, ou seja, avaliar o que pode ser vendido para os consumidores em médio e longo prazos. Dependendo do cenário, pode ser interessante optar por novos produtos e buscar a expansão do número de clientes.

Dica: Produtos agrícolas: 7 dicas para melhorar a qualidade

Vale lembrar que a análise do comportamento dos consumidores e do mercado deve ser feita constantemente. Essa medida vai ajudá-lo a gerenciar melhor a produção e verificar o momento adequado para investir no negócio por meio de um empréstimo ou financiamento.  

Invista na modernidade 

A tecnologia faz parte da vida das pessoas em qualquer cidade brasileira. No meio rural, ela também aparece com bastante destaque. Já pensou em administrar o estoque por meio de um software que pode fornecer dados em tempo real sobre a entrada e a saída de mercadorias?

Essa informação é valiosa para adotar uma política de preços que deve ser interessante para o seu negócio e para o público-alvo. Você deve estar atento à possibilidade de adquirir equipamentos mais modernos para aumentar a produtividade na lavoura. Também é possível investir em softwares que acompanham o uso de fertilizantes e o consumo de combustível.

Dica: Agricultura familiar: saiba como inovar e expandir seu negócio

Se não tem recursos próprios para fazer os investimentos considerados mais impactantes, o indicado é optar pelos créditos rurais. Existem linhas de crédito, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF), que proporcionam condições especiais de pagamento das parcelas dos empréstimos para os agricultores.

O mais importante é ter disposição para buscar a melhoria contínua. A acomodação deve ser evitada ao máximo, porque tira o foco dos serviços e impede o empreendedor de inovar e de adotar ações para superar a concorrência.  

Procure o apoio de cooperativas rurais

Recentemente, você adquiriu um imóvel rural e deseja investir no local para aumentar a renda da sua família. Por outro lado, tem dúvidas sobre o potencial da propriedade para a produção de alimentos.

Para resolver essa demanda, a dica é procurar o apoio de cooperativas para trabalhadores rurais. Essas entidades podem ser úteis para o fornecimento de assistência técnica qualificada, além de acesso mais fácil ao crédito rural e à comercialização dos itens produzidos.

Conheça nosso material e descubra qual a linha de crédito rural ideal para você!

Banner - Pronaf: qual é a linha de crédito ideal para o meu perfil

Uma cooperativa também contribui para manter o contato com outros produtores rurais. Essa ação pode ajudar na construção de parcerias para aumentar as vendas e investir no negócio de maneira mais prudente e correta.

Outro benefício, é contar com um apoio especializado para divulgar a produção. A cooperativa pode, por exemplo, indicar os seus produtos para supermercados e escolas. Assim, você terá mais chances de vender os itens e de obter um retorno mais rápido do investimento.

Cresol Baser, por exemplo, tem uma equipe bastante qualificada para orientar os agricultores a desenvolverem um trabalho de alto nível e a investirem os recursos com objetivos bem definidos.

Acompanhe de perto a produção

Qual a melhor alternativa para verificar se a produção está dentro das expectativas? Uma boa resposta é apostar na medição do desempenho. Um produtor rural que tem informações sobre a colheita, tem melhores condições de monitorar a sua performance.

Além disso, é relevante ter uma referência para identificar se existem fatores que possam prejudicar a produção. Por exemplo, houve uma queda na colheita de café de forma inesperada. Nesse caso, é bom analisar se a redução do desempenho foi provocada pela presença de pragas que não foram devidamente combatidas.

Outra vantagem de acompanhar a produção é avaliar o momento mais indicado para expandir ou ter uma postura mais conservadora. Assim, você pode evitar gastos desnecessários com água, insumos e obras de infraestrutura da propriedade rural.

Dica: 6 dicas para aumentar a produtividade em sua produção rural

Procure motivar a sua equipe

Uma maneira de obter um rendimento acima da média é contar com o apoio irrestrito dos colaboradores. Para atingir esse objetivo, é fundamental ter ações voltadas para engajar a equipe.

Se você atingiu as metas com as vendas, procure dar uma compensação financeira aos colaboradores pelo resultado obtido. Com essa ação, você mostra que valoriza o trabalho realizado, o que ajuda a deixar os funcionários mais motivados.

Para ser um produtor rural de sucesso, é necessário ter muito domínio sobre como utilizar o potencial do campo para obter maiores rendimentos. Além disso, é fundamental procurar apoio técnico e financeiro para expandir o negócio e aumentar a carteira de clientes

Se você quer ficar bem informado sobre as ações da Cresol Baser, clique no banner e entre em contato conosco!

Banner-Institucional




Por
23/08/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!