Como funciona o adiantamento do décimo terceiro salário?


Como funciona o adiantamento do décimo terceiro salário?

A folha de décimo terceiro salário é realizada habitualmente em dezembro. Qualquer pagamento efetuado durante o ano deve ser realizado a título de adiantamento do décimo terceiro salário, ainda que ele seja pago integralmente, e não haja nenhum saldo a pagar em dezembro.

Assim, os gestores das empresas, exceto as classificadas como MEI, podem realizar o processo de antecipação dessa gratificação aos seus profissionais junto a uma dessas cooperativas.

Continue lendo o post para compreender melhor como funciona essa estratégia. Confira!

O que é o adiantamento do décimo terceiro salário?

É um capital de giro para o pagamento do décimo terceiro salário. É uma forma de o empresário subsidiar as condições para esse benefício, voltada, principalmente, para aqueles empreendedores que não conseguiram se planejar durante o ano para esse processo.

Dica: Planejamento financeiro empresarial: 6 dicas para montar o seu

Quem pode pedir essa antecipação?

Linha de crédito utilizada para pagamento do 13º salários dos funcionários, na qual a Cresol financia até 200% do valor de registro dos empregados, devidamente comprovado por meio da Gfip do mês anterior a contratação da Operação do Crédito.

Esse recurso é muito procurado pelos empresários, pois trata-se de uma modalidade de curto prazo, baixo risco para as instituições financeiras e por esse motivo têm as melhores taxas de juros do mercado.

Vejamos também as condições para a solicitação dos colaboradores aos gestores segundo a Lei nº 4.090/62:

  • prevê que o colaborador faz por merecer ao adiantamento da 1ª parte do 13º salário por circunstância de suas férias, sempre que requerer no mês de janeiro do correspondente ano;

  • cooperado (gestor) fará o pagamento em 12 parcelas mensais, com carência de até 90 dias e com a possibilidade começar a quitar o financiamento somente em Janeiro de 2019;

  • o profissional tem até o dia 31 de janeiro para solicitar que o pagamento seja realizado, junto da remuneração de férias, a 1ª parcela do 13º salário, assim o gestor pode se programar para e realizar esse adiantamento;

  • o valor referente à 1ª parcela do 13º salário correspondente a 50% do salário do mês anterior ao gozo de férias. Nesse caso, o gestor precisa saber desse fundamento básico e se organizar para fazer o empréstimo.

Como as empresas podem fazê-la?

As instituições financeiras sabem que essas linhas de crédito oferecem baixa inadimplência e isso, aliado ao consumo, é uma fórmula quase perfeita. Para chegar até os interessados no empréstimo para antecipação do 13º salário, as instituições financeiras costumam se aproximar das empresas para negociar.

Existem 2 situações para contratar esse adiantamento. Veja quais são nos tópicos a seguir!

Para quem é cooperado

É simples, basta ir até uma agência de atendimento e conversar com um dos gerentes de pessoas jurídicas e solicitar o crédito. Uma vez que já tenha o cadastro e tenha passado por uma análise prévia, o processo é descomplicado.

Dica: Entenda a importância de fomentar a economia local entre empresas

Para quem ainda não é cooperado

O primeiro passo é se associar ao nosso negócio. O adiantamento do décimo terceiro é oferecido apenas para cooperados Cresol. A partir da associação, o gestor de contas levantará todas as necessidades do prospect e realizará uma proposta de valor.

A proposta é oferecer benefícios que não são somente o crédito de décimo terceiro. Esse é o produto final que ele precisa, mas a Cresol verifica uma série de outros fatores para equiparar ao que ele tem no mercado.

Dica: Entenda por que um empréstimo pode ser considerado um investimento

É feita uma pré-análise, verificando se há condições ou não de atendê-lo para evitar que o cooperado abra a conta e a movimente, mas depois não tenha o crédito aprovado.

Quais são as principais vantagens?

Normalmente os juros aplicados nos empréstimos para antecipação são descontados do montante disponibilizado. Uma forma rápida e fácil de ter a aprovação facilitada é requerer o adiantamento se a empresa ter convênio de folha de pagamentos com a instituição financeira. Assim, o empresário pode manter seus colaboradores felizes e com alto performance.

Também, a empresa participa dos lucros e resultados do negócio. Ao final de cada ano o gestor participa do resultado que a Cresol venha a ter em suas regiões de atuação. Todo resultado que a financeira tem, parte dele volta para o cooperado.

Dica: 5 vantagens de empréstimos de cooperativas em comparação com bancos

Inclusive, ele recebe o direito de participar da gestão dos negócios, é convidado a participar das assembleias e define o rumo da sua cooperativa. E, automaticamente, ele participa dos lucros e resultados do nosso negócio também.

Além disso, possui ainda condições diferenciadas nas taxas de juros. São condições atrativas perante o que o mercado oferece.

Como escolher uma cooperativa para fazer a antecipação?

Além dos valores baixos de juros, o oferecimento de várias opções de empréstimos e adiantamentos do 13º salário são essenciais. Além disso, a cooperativa deve ter credibilidade e experiência consolidada no mercado.

Uma das principais vantagens é se associar a um negócio no qual o gestor fará parte como cooperado e dono. Essa é a diferença dele contratar uma cooperativa e uma instituição financeira convencional.

Quanto mais ele movimentar o negócio, mais benefícios de redução de taxas e outras vantagens ele terá. Inclusive, a Cresol tem uma política de precificação menos taxas em caso de uso constante dos produtos fornecidos por ela. Interessante, não é mesmo?

Quer saber mais sobre os benefícios de ser um cooperado da Cresol? Clique no banner!

Cresol, ao seu lado para o que precisar

Para saber mais sobre essa possibilidade, basta ir até uma agência oficial. Também é bom ressaltar que a Cresol tem convênio com as Sociedades Garantidoras de Crédito do Paraná e Santa Catarina, onde o Cooperado poderá aprovar sua carta de garantia e ter acesso à sua operação de crédito com uma taxa de juros menor ainda.

Em resumo, o mais importante agora é colocar na ponta do lápis todas as suas dívidas pendentes e planejar os pagamentos. Não tenha medo de quitar todos débitos que a sua empresa possa ter, por mais altas que elas sejam. Só assim será possível garantir que todos os seus colaboradores tenham acesso ao benefício e sintam prazer em trabalhar na sua organização.

Sendo assim, não ter o dinheiro em caixa para fornecer o benefício para todos os funcionários não é nenhuma vergonha. Contudo, é importante procurar alternativas, como as que citamos ao longo deste artigo, para contribuir para que a moral da sua equipe continue alta e todos tenham acesso ao adiantamento do décimo terceiro salário.

Gostou do post? Não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter para receber nossos conteúdos atualizados.




Por
16/11/2018

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!