Antecipação de recebíveis: entenda como isso funciona


Antecipação de recebíveis: entenda como isso funciona

O gestor de uma empresa que atua na área financeira de uma companhia sabe que não é fácil assegurar o capital de giro necessário para nutrir as operações. E quando o recurso está escasso para quitar as despesas, muitos deles costumam buscar algumas modalidades de crédito tradicionais, como o corporativo, pessoal ou o cheque especial. Contudo, existe uma alternativa que muita gente não conhece: a antecipação de recebíveis.

Caso você tenha uma empresa que fornece produtos ou serviços para outras instituições, vale a pena conhecer mais sobre esse modo prático e rápido de conseguir acesso ao capital a pequeno prazo.

Continue lendo o post e entenda o mecanismo utilizado para esse tipo de categoria. Boa leitura.

O que é a antecipação de recebíveis?

É uma linha de crédito que transforma os valores que a empresa ainda vai receber, como duplicatas de venda a prazo, vendas parceladas no cartão ou cheques pré-datados, em capital disponível imediato. Isto é, a companhia recebe o recurso de modo antecipado que já é seu, porém, que ainda terá um tempo para creditar em sua conta.

Dica: O que é e como funciona o consórcio de serviços da Cresol

A liquidez, claro, tem um preço: o juro ou, no caso, uma percentagem de desconto no valor a ser recebido. A antecipação de recebíveis é normalmente uma maneira de incremento comercial mais barato do que crédito bancário, rolamento da fatura do cartão de crédito corporativo ou pessoal e cheque especial, dado que a instituição financeira tem esses valores como segurança.

Para que ela serve?

Infelizmente, é bastante comum que empreendedores atrasem pagamentos mediante a falta de recursos. Em consequência, buscam capital externo por meio de empréstimos ou procuram outras linhas de crédito, como, por exemplo, o cheque especial. Em contrapartida, há um grande aumento do fluxo de caixa quando o gestor faz a antecipação de recebíveis, mesmo que temporariamente.

Ele encontra mais facilidade para tirar do papel oportunidades de bons negócios quando tem mais capital. Além disso, há um aumento da amplitude para facilitar a negociação com seus fornecedores, pois é possível negociar bons descontos, exigir que o produto tenha mais qualidade e ter prioridade na entrega ao comprar à vista.

Qual a diferença entre pedir uma antecipação e um empréstimo?

Há uma grande diferença entre essas duas modalidades de contratação de crédito. O empréstimo é reconhecido pela concessão de um valor que deverá ser devolvido, à vista ou em forma de amortização, somado de taxas e juros, durante um determinado estágio à organização financeira.

Já a antecipação de recebíveis possibilita que o negócio comprometa somente o dinheiro que se espera receber de um ou mais clientes, sendo pago em apenas uma ocasião. Ou seja, o empréstimo permite que a empresa pegue o dinheiro que não a pertence e o devolva, mediante o acréscimo de juros.

Dica: Educação Financeira: como investir com pouco dinheiro

antecipação de recebíveis também possibilita que a empresa trabalhe com recebimentos que são dela por direito. Ambas as opções são apropriadas em etapas de necessidade da companhia.

Quais são as vantagens de fazer a antecipação de recebíveis?

Pagar contas em dia

Nessa modalidade, o varejista recebe antes da data prevista o valor referente às compras pagas a prazo, o que inclui também duplicadas de boletos que ainda estão por vencer.

A empresa antecipa o título a vencer recebendo imediatamente o valor, mediante o pagamento de juros, IOF e despesas do período. Veja mais situações:

Aproveitar taxas menores

Comparadas a outras taxas de linhas de créditos aplicadas no mercado, a antecipação de recebíveis é uma das mais interessante e atraentes. Isso porque elas são inferiores a muitas outras que estão disponíveis por aí, garantindo os melhores benefícios para a sua empresa com auxílio da Cresol.

Rápida liberação

Como já citado acima, a liberação é imediata, porém, ainda existem algumas etapas para aprovar a antecipação de recebíveis. Sendo autorizado, o crédito será liberado ao cliente ou a organização que fez o pedido.

Como obter a antecipação de recebíveis?

A instituição financeira avalia o montante a ser recebido e, em cima disso, avalia os riscos e depois atribui uma taxa de juros.

Dica: Como fazer investimentos corretamente para alcançar metas e objetivos?

Ou seja, caso tenha um valor de R$ 100 mil a receber, por exemplo, o banco conseguirá antecipar R$ 90 mil — ao levar em consideração uma taxa de 10%. Essa cifra pode variar para mais ou para menos, dependendo das particularidades de cada transação.

Quais são os requisitos e quais os processos envolvidos para isso?

Todavia, existem algumas condições para efetuar esse processo. Além de o vencimento mínimo de 180 dias a empresa precisa ter um limite aprovado. Abaixo segue os os procedimentos e documentações necessárias:

  • comprovante de residência atualizado para PF;

  • comprovante de renda atualizado para PF;

  • balanço e demonstrativo de resultado atualizado para PJ;

  • pedido/orçamento dos bens a serem financiados.

Por fim, ao contrário de outros serviços tradicionais de crédito, a antecipação de recebíveis é uma operação financeira que possibilita que empresas possam receber hoje a quantia que só entraria no caixa futuramente .

Receber antecipadamente é uma medida criada para ser simples e sem burocracia. Ela só fica atrás do cheque especial e o crédito pessoal nesse quesito — sendo essas as duas formas mais custosas de financiar o giro de caixa da empresa.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa rápida e costuma ter melhores taxas do que outras opções rápidas de crédito, caso sua organização esteja precisando honrar compromissos imediatos e não disponha do capital necessário.

Descubra outras alteranativas que a Cresol disponibiliza para você e sua empresa clicando no banner abaixo!

Descubra como o cooperativismo pode mudar a sua vida

Gostou do post? Aproveite para se atualizar com nossos artigos se inscrevendo em nossa newsletter!




Por
13/06/2019

Nossa missão é promover a inclusão social através do acesso ao crédito! São mais de 200 mil famílias cooperadas em 10 estados brasileiros, e nos orgulhamos por ser o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!